1ª Exposição de Instituições do Terceiro Setor de Campinas e Região Metropolitana |
A Rede de Integração Social (RIS) do Senac Campinas realiza, em 29 de outubro, a 1ª Exposição de Instituições do Terceiro Setor de Campinas e Região Metropolitana. Na ocasião, cerca de 30 instituições apresentarão diversos trabalhos sociais desenvolvidos para adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, meio ambiente, cultura e educação. A exposição é uma continuidade da mesa-redonda sobre diversidades e convergências sociais realizada com representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades vinculadas à Rede Social Campinas, realizada em junho, na unidade. Haverá oficinas e atividades gratuitas abertas ao público. Os interessados devem realizar a inscrição das oficinas diretamente na unidade. As apresentações acontecerão no pátio central da unidade, sem necessidade de inscrição. Público-alvo: Comunidade, atendidos pelas instituições participantes, instituições atuantes da RIS e interessados em conhecer às ações da área de desenvolvimento social.
Data e Horário Preço
Atividade realizada pela Instituição Padre Haroldo.
Atividade realizada pelo Centro de Promoção da Mulher Marginal (Ceprom).
Atividade realizada pela Instituição Serviço Social Nova Jerusalém. Por meio de projetos e oficinas, a instituição proporciona a oportunidade à criança e ao adolescente de conhecer e valorizar sua identidade cultural atuando na área cognitiva, física, socioemocional e espiritual. Além de oferecer esporte, arte, cultura e educação básica, também oferecem duas refeições diárias, atendimento odontológico, encontros com a família e a comunidade e passeios educativos.
Atividade realizada pela Associação Anhumas Quero-Quero.
Atividade realizada pelo Centro Promocional Tia Ileide (CPTI). Por meio dos serviços socioeducativos, em suas sete unidades, o Centro Promocional Tia Ileide atende diretamente a cerca de 600 crianças, adolescentes, jovens e seu núcleo familiar e 500 famílias, moradoras de 30 bairros do Distrito de Nova Aparecida, em Campinas. Indiretamente esse número chega a mais de quatro mil pessoas atendidas por ano. Por meio do protagonismo e da oferta de um conjunto de serviços locais, a instituição procura garantir mecanismos de inclusão social e prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisição e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, permitindo que estes vivenciem o exercício efetivo da cidadania e sejam, eles próprios, protagonistas de seus sonhos.
Atividade realizada pelo SOS Ação Mulher e Família. A instituição promove um conjunto de ações socioeducativas e terapêuticas que visam ao empoderamento da mulher e a interrupção de uma histórico de violência. Entre os objetivos estão: tratar e prevenir a violência intrafamiliar; envolver os agentes da violência no processo de mudança dos modelos relacionados disfuncionais; propiciar à mulher e sua família em um espaço acolhedor para escuta, apoio e orientação; buscar fortalecimento dos vínculos familiares e buscar o desenvolvimento da autonomia e de potencialidades nos aspectos emocional e social.
Atividade realizada pelo Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap). Organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos e apartidária. Tem por missão realizar atendimento protetivo e desenvolver projetos de educação para a cidadania junto a adolescentes, jovens, adultos e suas famílias. As ações favorecem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e estimulam estratégias coletivas de participação e transformação da realidade social e ambiental, tendo como valores fundamentais a democracia e a solidariedade.
Atividade realizada pelo Instituto Cooperativas de Reciclagem e Ponto de Cultura Caminhos: Ilê Asé Omo Oyá Bagan e Odé Ibô. O instituto tem por objetivo trabalhar com a elevação da autoestima do afrodescendentes por meio da inclusão cultural. Os instrumentos pedagógicos e metodológicos do projeto são: a música, a dança e o exercício do toque dos instrumentos musicais de percussão. A principal referência desse projeto são os valores e princípios de origens das matrizes africanas, por isso o exercício de respeito e louvação dessas manifestações culturais como o afoxé, o maracatu, a capoeira, o samba, entre outros.
Apresentações: Fanfarra - violino, flauta e coral. O Instituto Paulo Freire de Ação Social é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha desde 2007 com crianças e adolescentes com idade de 6 a 14 anos e 11 meses, em diversas oficinas. Tem suas ações voltadas para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, contribuindo assim com a comunidade na busca por transformações das condições de vida, fortalecendo a função protetiva da família e prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.
Atividade realizada pelo Centro Cultural Lois Braille. A instituição é formada por uma equipe multidisciplinar constituída por coordenador de projetos sociais, pedagogo, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, instrutor de locomoção, instrutor de informática e instrutor de educação física, juntamente com um corpo de voluntários que exercem atividades técnicas e de apoio, com atividades de esporte, sessões de dança de salão, estudo de línguas, trabalhos de cerâmica e funcionamento da sala de leitura, entre outras atividades.
Atividade realizada pela Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira. A Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira, instalada na casa sede da antiga Fazenda Roseira, gerida pela Associação do Jongo Dito Ribeiro desde 2008, representante do coletivo de entidades da Comunidade Negra de Campinas - Associação Amigas e Amigos da Fazenda Roseira, desenvolvendo atividades de cultura afro, ambiental e lazer.
|