Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu,

da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada
para o seu marido. Apocalipse 21.2 (NVI)

Das crenças populares à fé verdadeira

escalada crista

maio e junho de 2012
O alvo desta série é descontruir as crendices populares da religiosidade cristã, desmascarando as incoerências da fé brasileira e reconstruindo uma nova crença firmada sobre os 5 pilares da fé reformada. Queremos que os cristãos comprometidos com a escala cristã estejam alertas e não se percam seguindo sinalização errada em sua jornada.



 

1. Existem pessoas boas e existem pessoas más - 03/06

  • Depravação Total – Todas as pessoas são más
    Entender que existem pessoas boas e pessoas más parece algo normal e perfeitamente aceitável. Só que isso não é bíblico e nem verdade. Nem uma pessoa nasce boa, na realidade, todas nascem más. Aceitar essa realidade bíblica é condição para compreender a grandeza da misericórdia e da graça de Deus.

 

2. Somente os que se sacrificam conquistam o amor de Deus? - 10/06

  •  

    Eleição Incondicional – Deus ama seus filhos incondicionalmente
    Para conquistar o amor de Deus pessoas têm sido capazes dos mais variados sacrifícios: ofertas, campanhas, promessas, correntes, penitências, abstenções. Tudo isso se revela um grande desperdício de tempo e esforço, pois o amor de Deus não depende de qualquer condição, mas unicamente de sua vontade soberana.

3. No fim, todas as igrejas levam a Deus? - 17/06

  • Expiação Limitada – Somente os que creem em Cristo são salvos
    Há infinitas religiões no mundo, cada uma dizendo que é a verdadeira e prometendo salvação. Mesmo dentro do meio evangélico há tantas denominações que fica difícil dizer quem está com a verdade. Talvez por causa disso, seja mais fácil se consolar com a ideia de que no fim todos estes caminhos levam a Deus. No entanto, esta é uma mentira sutil e devastadora. O único caminho é através de Jesus Cristo.

 

4. Salvação só depende da pessoa? - 24/06

  • Graça Irresistível – Os planos de Deus não podem ser frustrados
    A salvação é uma questão bem controversa. A maioria prefere acreditar que Deus apenas oferece a salvação, aceitar ou não depende de cada pessoa. É fato que Deus não nos isenta de responsabilidade, mas também é fato que o ser humano caído não pode querer a Deus porque está espiritualmente morto. No fim, salvação não depende de quem quer ou de quem deseja, mas da obra de Deus dentro do coração.

  •  

 

5. Uma pessoa pode perder sua salvação - 01/07

  • Perseverança dos santos – Os salvos tem selo de garantia
    Um dos medos mais comuns entre os cristãos evangélicos é perder a salvação por estar em pecado na volta de Jesus. Tal medo revela uma existência cheia de insegurança e culpa onde a pessoa ainda não compreendeu o sacrifício de Cristo, nem a nova vida que ele conquistou. A Bíblia diz que aquele que nasceu de novo tem dentro de si um selo de garantia que é o Espírito Santo dado a todos os filhos de Deus.

  •